Sobre ABADÁ Capoeira

 

            A entidade ABADÁ - CAPOEIRA nasceu no Rio de Janeiro e vem crescendo e se desenvolvendo em quase todo o território nacional, bem como em dezesseis países do mundo. Seu criador e, atual presidente, é José Carneiro Cardoso, o Mestre Camisa. O Grupo tem como objetivos: o desenvolvimento da capoeira em vários níveis; a elevação do nível técnico e teórico no ensino e aprendizagem da capoeira; a utilização da capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural; a profissionalização do capoeirista bem como o resgate do valor do mestre de capoeira enquanto produtor e transmissor de cultura e vivências.

            No Piauí , há mais de 25 anos a capoeira se manifestou. Alegre, cheia de ritmo e de cores ela consegue reunir num só espaço o branco, o preto, o mulato, o amarelo, o católico, o protestante, o evangélico, o espirita, o o doutor, o gari, o professor, o engenheiro, a dona de casa, o favelado, o rico, o pobre, etc...

            No nosso estado o grupo ABADÁ é administrado pelos professores José Gualberto (Tucano), Robsom Carlos (Boby), Antônio John ( John Grandão ), e Paulo Valadares (Paulinho Velho). Aqui em 24 escolas de capoeira do grupo, aproximadamente 1.500 praticantes entre jovens, adultos, crianças, homens e mulheres vão se conscientizando dos valores da capoeira como arte, educação, esporte, lazer, música, dança e luta, englobando as diversas culturas particulares que estruturam e caracterizam a sociedade brasileira.