Nutrição


Mitos e verdades sobre alimentação
 
 
 
 

        Os suplementos de vitaminas engordam?

        Não. As vitaminas não possuem valor calórico. Por isso não engordam. Mas atenção: a vitamina B12 costuma aumentar o apetite. portanto, cuidado.

        É ruim beber água durante as refeições?

        Há controvérsias. Teoricamente, você não engordaria bebendo água, por que ela não tem calorias. Mas, junto com a comida, a água pode dificultar a digestão. Já os sucos de frutas, os refrigerantes e as bebidas alcoólicas tem calorias, portanto, engordam. De qualquer maneira, é melhor deixar para beber água 30 minutos depois das refeições.

        Os remédios para emagrecer queimam gordura mesmo?

        Não. Ele aceleram o metabolismo. Alguns medicamentos estão sendo testados para diminuir a absorção de gordura no organismo. Mas é importante alertar que qualquer remédio usado para emagrecer tem efeitos colaterais que precisam ser conhecidos. Se você optar por eles, deve estar consciente de todos esses efeitos.

        Adianta substituir o açúcar por mel?

        Claro que não! Apesar de o mel ser mais nutritivo que o açúcar, ele também é calórico. Um colher (chá) de açúcar tem 119 calorias e a mesma quantidade de mel tem 94 calorias.

        Fazer jejum é bom?

        Não. É verdade que, se você ficar sem comer, o organismo será obrigado a queimar suas reservas. MAs você vai ficar fraco e, pior, se fizer isso sempre, vai deixar o metabolismo mais lento. Desse jeito, vai ficando cada vez mais difícil emagrecer.

        Dá para emagrecer com saúde em pouco tempo?

        Infelizmente não. O emagrecimento saudável é um processo lento e gradual, porque requer, acima de tudo, uma mudança de hábitos alimentares. Fuja das dietas milagrosas, que prometem perda de peso em tempo recorde.

        Macarrão engorda?

        Um prato raso de massa, sem tempero nenhum, tem só 200 calorias (o mesmo que um suco de 4 laranjas). No macarrão, o que engorma mesmo são os complementos pesados e gordurosos. Por exemplo, os molhos à base de tomate e ervas podem ser consumidos sem problemas. Já os com creme de leite e queijos, devem ser evitados. Para você ter uma idéia, um prato de tomate tem cerca de 280 calorias enquanto a mesma quantidade de macarrão quatro queijos tem 500 calorias.

        A dieta da Lua funciona?

        Não. Esse tipo de dieta, que consiste em se alimentar apenas de líquido nas mudanças da Lua, nõa tem nenhum fundamento. Aliás, dieta alguma que só aconteça de vez em quando pode dar certo. As melhores são aquelas que modificam o hábito alimentar da pessoa para sempre.