Exercícios Condicionadores


        A quintessência do homem é sua vitalidade. Entretanto, o alto grau de socialização, as pressões dos negócios, os pensamentos negativos e o stress característico da vida moderna bloqueiam o fluxo energético, paralizam a criatividade e encurtam a vida.
        O circuito de exercícios que se apresenta aqui é aquela pedida para revitalizar seu organismo e fazê-lo voltar a ser humano, e não máquina. Exercícios de estiramento que o manterão saudável e vigoroso e em boa forma física. Você sabe por que falamos em exercícios de estiramento? Por que nenhum músculo pode funcionar com eficiência, a não ser que sua mobilidade seje completa, que haja total capacidade de contração e estiramento. Isto é importante em qualquer fase de desenvolvimento muscular e se aplica, particularmente, àqueles que tem excesso de peso, quando a musculatura se retrai num esforço para acomodar ainda que sejam apenas 2 ou 3 quilos a mais. Os exercícios desse programa devem ser praticados em dias intercalados, aliados a uma dieta balenceada, que pode ser estudada de acordo com o que o seu corpo precisa. Em pouco tempo você verá que se tornou mais disposto, suas linhas adquiriram formas aerodinâmicas, sua postura melhorou 100% e aquela barriguinha antiestética desapareceu para sempre. Embora esses movimentos pareçam exercícios calistênicos, já conhecidos, são inteiramente distintos. A diferença está na posição dos pés ou das pernas, braços ou tronco, possibilitando o máximo estiramento de cada fibra muscular.


1. Tonificador geral do corpo

        Braços e pernas estendidos. Flexione o joelho direito trazendo-o em direção ao tórax, a fim de estimular os músculos das coxas. Volte à posição inicial. Repita o movimento com a outra perna, de 10 a 25 repetições com cada perna.
 

  

2. Curvar e estirar

        Pés afastados uns 45cm. Curve o tronco, até ficar numa posição paralela ao solo. Toque os artelhos ou o assoalho com as pontas dos dedos das mãos. Estire as costas! Com 25 repetições.
 

   

3. Arrasa quadris

        No vão de porta, apoie-se às ombreiras para manter o equilíbrio. Dê um vigoroso pontapé num ponto imaginário da parede à sua frente, que deve ser alterado a cada chute. Mantenha os joelhos sempre esticados e o tronco ereto. 20 pontapés com cada perna.
 

  

4. Boa postura

        Eleve ambos os braços acima da cabeça, flexionando e erguendo, ao mesmo tempo, o joelho direito na direção do tórax. Quando o joelho estiver o mais alto possível, procure forçá-lo junto ao peito. Tente tocar o queixo com ele. Faça 20 movimentos com cada perna.