Junior's Homepage
Alimentos 

1- A importância do alimento : O alimento é importante porque são eles que fornecem energia e água, vitaminas, proteínas, oxigênio, etc. Substâncias necessárias as suas células.

2- Classificação quanto a função no organismo : a) plásticos : Sua função principal é fornecer materiais para a construção de novas células ou para substituição de componentes celulares. As proteínas são substâncias plásticas. São encontradas, por exemplo no leite, na carne, nos ovos, no abacate, e nas diversas variedades de feijão. b) energéticos : Tem a função de fornecer energia para as atividades do organismo. Os lipídios (óleos e gorduras) e os carboidratos (amidos e açucares) são substâncias energéticas. São exemplos de alimentos que contém lipídeos : a manteiga, a banha, os óleos vegetais e toucinho. São exemplos de alimentos que possuem carboidratos : o açúcar, os legumes, as verduras, as frutas e o pão. c) mistos : Também chamados de reguladores. Regulam várias funções e reações químicas q ocorrem no organismo. As substâncias reguladoras entram em pequenas quantidades da alimentação diária e delas depende o bom funcionamento do corpo humano e a conservação da saúde. São reguladoras, as vitaminas e sais minerais que obtemos a partir de uma alimentação variada.

3- Origem dos alimentos : a) orgânicos : São oriundos de seres vivos. Alimentos de origem vegetal : feijão, arroz, legumes, verduras, raízes, etc. Alimentos de origem animal : carnes, ovos, leite, manteigas, queijo, etc. b) materiais : São provenientes da crosta terrestre, sendo representados pela água e sais minerais. A água é o mais comum composto inorgânico. Ela faz parte de todos os alimentos. É-nos indispensável e toma parte em cerca de 60 % a 70 % do peso corporal. Dentre os sais minerais mais conhecidos estão o cloreto de sódio (sal de cozinha) , e os sais de ferro, de cálcio, de fósforo, de iodo e de potássio.

4- Alimentos de origem orgânica : a) glicídios ou carboidratos : São os amidos e açucares. Fornecem energia para o ser humano portanto, são substâncias energéticas. b) lipídios : São os óleos e gorduras. São substâncias energéticas e construtoras. c) proteínas : É a albumina (clara do ovo) . Constróem o corpo, portanto são substâncias construtoras.

5- Alimentos de origem mineral : a) a água : Cerca de 65 % do peso de nosso corpo corresponde a água, presente em todas as partes do organismo. Um volume tão grande certamente tem sua razão de ser : a água entra na constituição de todas as estruturas do corpo, como, por exemplo, o citoplasma das células. A água é o veículo de transporte e o solvente das substâncias que circulam dentro do corpo humano. Também é o veículo de alimentação de resíduos filtrados pelos rins, pois é o principal componente da urina. Por outro lado, existe água em forma de tecido intercelular, banhando cada uma de nossas células e levando oxigênio e nutrientes até elas, além de receber gás carbônico e outro resíduos do metabolismo celular. O organismo não vive sem água. As perdas diárias, ocorridas nas respiração, transpiração e excreção, devem ser repostas, sob pena de surgis a desidratação, um quadro que pode ser fatal. b) os sais minerais : Além da água, necessitamos de cloreto de sódio, de ferro, de cálcio, de fósforo e de iodo. Precisamos de 1g de cálcio, usado na formação e conservação dos ossos e dentes. Obtemos por meio de leite, queijo, aveia, fígado e ovos. São ingeridos de 1g a 2g de cálcio por dia. O ferro é usado para a formação da hemoglobina que da a cor ao sangue. Se ingere de 1g a 3g de ferro diariamente. O fígado de boi é muito rico em ferro.

6- As vitaminas :

a) vitamina A : Essa vitamina também é conhecida como vitamina antixeroftálmica .A função da vitamina está relacionada com o visão. Alguns exemplos dos alimentos que contém essa vitamina são : cenoura, mamão, tomate, vegetais de folhas verde-escuras, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, manteiga e derivados do leite. A falta dessa vitamina ocasiona ressecamento da córnea e cegueira noturna. b) complexo B : Muitas dessas vitaminas estão relacionadas com o funcionamento das células. As fontes dessas vitaminas são : germe de trigo, soja, centeio, lêvedo, fígado, rins, coração, ovos e leite. A falta das vitaminas do complexo B causam lesões nos nervos, pele áspera e seca, diarréia e na falta da vitamina, B12, provoca anemia. c) vitamina C : A função dessa vitamina é que ela é importante para a cicatrizarão dos tecidos, também tem envolvimento no funcionamento correto das células. Encontramos essa vitamina nas frutas cítricas, no tomate, no morango, no abacaxi e em verduras frescas. A falta dessa vitamina ocasiona o escorbuto. d) vitamina D : Tem a função de aumentar a absorção de cálcio pelo intestino, importante para a formação dos osso e tem propriedades anti-raquíticas. Encontramos a vitamina D no óleo de fígado de bacalhau e de cação, na gema do ovo, no leite e na manteiga. Essa vitamina também é produzida pela pele sob o efeito do sol. A falta da vitamina D dificulta a absorção do cálcio no intestino, e portanto o enfraquecimento dos ossos. e) vitamina E : No homem, ainda não se sabe a função dessa vitamina, mas em ratos, ela tem uma ligação com a fertilidade. Nós encontramos essa vitamina em óleos de semente de cereais e de leguminosas, ovos, peixes, carne e manteiga. A falta da vitamina provoca anemia e em alguns animais ocasiona esterilidade. f) vitamina K : A vitamina K tem um importante papel na coagulação do sangue, sendo por isso considerada anti-hemorrágica. A fonte da vitamina K são vegetais com folhas verdes. A vitamina também é produzida por bactérias que vivem em nosso intestino. A falta dessa vitamina ocasiona hemorragias mais freqüentes, devido a dificuldade de coagulação do sangue.

7) Hábitos que ajudam a preservar a saúde :

Não comer muitas gorduras, ajuda a preservar o coração de futuras complicações. Não colocar muito sal nos alimentos e ajuda a combater a hipertensão. Manter uma alimentação equilibrada ajuda no equilíbrio das vitaminas e sais minerais do nosso corpo.


Não se esqueça de colocar esta Home Page em sua bibliografia !