ALBUMINA
 
 
O que é a albumina?
        A albumina é classificada, químicamente, como holoprotéico. Holoproteico, por sua vez, nada mais é que uma proteína formada unicamente pela condensação de aminoácidos. Em outras palavras, vários aminoácidos ligados uns aos outros formam a proteína chamada albumina.
        A albumina constitui a quase totalidade da clara do ovo, está presente no leite (lactobumina) e no plasma sangüíneo.
        Por ser uma proteína abundante na natureza, com excelentes qualidades nutricionais, a albumina da clara de ovo é usada como referência dietética para outros tipos de proteína usadas na alimentação. Isto significa que para se saber se uma determinada proteína possui as qualidades ideais de aminoácidos, toma-se por base comparativa as quantidades dos aminoácidos constituintes de albumina de clara do ovo.
Como é processada a albumina em pó?
        As claras dos ovos são pausterizadas por processo de alta temperatura e desidratadas por meio de evaporadores. No processo de pausterização, a ativina-responsável pela degradação da biotina (vitamina do complexo B) no trato intestinal - é desnaturada e inativa. As várias bactérias, mofos, leveduras e bacilos patogênicos que porventura existem na clara do ovo são eliminados. Este produto pode ser usado com total segurança no seu estado natural.
Como conservar a albumina?
        A albumina é facilmente conservada! Qualquer pessoa sabe como utilizar leite em pó, pois bem, os cuidados que se deve ter com a albumina são os mesmos.
 
  1.         não se colocar a mão diretamente na produto, já que as mãos exalam suor e podem estar com bactérias.
  2.         após aberta a embalagem (que é fechada a vácuo), a albumina deve ser colocada em um vasilhame bem       fechado, guardado em lugar seco e arejado. De preferência, ao abrigo da luz solar.
  3.         não usar colher suja ou molhada para lidar com o produto.
        Assim, a albumina em pó se conservará sempre fresca!
Qual a validade da albumina?
        Deve-se observar o selo adesivo da embalagem. Após aberta, a albumina deve ser utilizada num prazo de três meses. Nesse período são conservadas suas melhores qualidades nutritivas.
A albumina é um produto natural?
        Sim! A albumina não possui conservantes, corantes ou aromatizantes de espécie nenhuma. Sua embalagem é feita de material plástico espesso e transparente (para que se ver o estado do produto).
Quais as características da albumina?
        A albumina se constitui na melhor proteína do mercado nacional, tanto pelas características próprias quanto pela pureza, com a adicional vantagem do preço. Seguramente, é uma das opções mais econômicas para se fazer uma dieta de qualidade. Pode ser usada fora ou dentro de temporadas de competições. Para quem trabalha, é a maneira mais inteligente e prática de fazer suas refeições. A albumina em pó apresenta cor branca perolada e odor característico de clara de ovo. Depois de preparada, o gosto é da clara de ovo natural. Pode obter o sabor e o aroma desejado quando usada com outro alimento, como frutas ou algum extrato.